Jovens Fortaleça se Pela Palavra

Na carta de 1º João 2:14 encontramos a seguinte admoestação “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós e tendes vencido o maligno’.

Vencer o maligno significa não aceitar as suas oferendas, seus pratos atrativos, sua sedução, seus bombardeios a todo instante para tentar quebrar a nossa resistência e nos vencer totalmente. Só há uma maneira de nos tornarmos fortes e vencer o maligno como o nosso João nos aconselha, isto é se a palavra de Deus permanecer em nós (1ª João 2:14b)

Os jovens são cheios de sonhos, projetos, são vigorosos e estão em um processo de amadurecimento, o trabalho que o inferno intenta para essa classe é não deixar a palavra pura e da verdade arraigar em seus corações, por que se isso acontecer dificilmente esse jovem será ludibriado pelas artimanhas do mal, obterão suas realizações e glorificarão o nome do Senhor, com isso saqueando o inferno e trazendo outras para o nosso Deus. Por isso vemos no meio evangélico tanto entretenimento, euforia e emocionalismo que não traz consistência espiritual, pelo contrário o pecado cada dia mais permanece na desses os deixando a mercê do inimigo.

Os jovens da bíblia são os mais cobrados e experimentados, vejamos o exemplo de José (Gn 37), desde a sua pouca idade já se mostrava com um caráter diferente e não era conivente com os erros de seus irmãos (Gn 27:2), por isso foi odiado, invejado, lançado na cisterna, vendido como escravo, comprado por Potifar, vemos que era uma jovem diferente e que tudo quanto colocava a mão prosperava e assim Potifar o colocou como administrador de toda sua casa. Mas o diabo com seus ardis tentou seduzir o jovem José através da mulher de Potifar, mais não obteve êxito porque ele estava saturando da palavra e ensinamentos que obtivera ainda com seu pai Jacó. Contudo enfrentou prisões, calabouços, calunias, mais foi fiel ao seu Deus o honrando por todo o tempo de prova e o Senhor o honrou soberanamente.

O que falar do Jovem Davi, desprezado até mesmo por for sua família, mais que mesmo no campo debaixo do sol escaldante não deixará suas obrigações, honrando seu ofício de pastor, lutando e defendendo as ovelhas contra ursos e leões que serviram de experiência para vencer o gigante Golias em nome do Senhor, Davi sabia através da palavra viva dentro dele que o Sumo Pastor era com ele por isso não temeu o levante de seus inimigos, pois dizia o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará: não faltará coragem, determinação, ousadia, força, estratégias e principalmente vitória pois ele sabia que ser ovelha obediente ao seu Supremos Pastor.

Citamos também Sadraque, Mesaque, Abede-nego que enfrentando fornalha ardente, mais com fé confiança no seu Deus galgaram vitórias fazendo com que o nome do Senhor fosse glorificado, assim também Daniel que por conhecer a palavra não deixou de clamar ao Senhor, mesmo diante da tamanha ameaça, não importou com a própria vida, mais buscou cada vez mais a comunhão e a presença de Deus através de tamanha oração, por isso enfrentou a cova dos leões.

Falemos também do jovem estevão, que por pregar a palavra com ousadia e sabedoria, pois o seu coração estará cheio da mesma (Lucas 6:45), não suportaram a presença de Deus na vida daquele jovem e por inveja o apedrejaram até a morte, mais contudo não negou a palavra, nem o seu Senhor e obteve a maior das vitórias a vida eterna.

Então meus amados o segredo para ser forte é vencer os ardis do Diabo, é aprendendo, praticando e enchendo o nosso coração da palavra viva e eficaz, por que só assim teremos as armaduras de Deus e estaremos prontos para vencer as guerras que nos é proposta a todos os dias contra principados e potestades e assim honrando o reino dos céus e o Nome do Senhor Jesus Cristo.

Que o Senhor os Abençoe!



Pastor Willyan Barros
Presidente de Jovens ICAP